Vários aspectos podem determinar o resultado de qualquer ponto de venda, alguns deles são:
rganização nas gôndolas; posicionamento e localização estratégica; comunicação efetiva de precificação serviço de qualidade; localização estratégica; informações suficientes sobre preços e cotações; entre outros.
No entanto, ainda há uma estratégia simples, que é uma das que mais impactam o desempenho do varejo, principalmente em termos de rentabilidade: a localização nas gôndolas.
Para entender por qual razão o posicionamento é tão importante, precisamos lembrar que no setor de varejo, os clientes são responsáveis por encontrar os produtos de que precisam, mesmo aquelas mercadorias que eles nem sabem que precisam ou existem para resolver problemas específicos.
O comportamento dos consumidores na loja deve ser examinado, ele nos fornece informações valiosas sobre como elaborar um gerenciamento de categoria para posicionamento estratégico nas gôndolas.
Categoria de produto
O primeiro passo para criar um planograma de sucesso é investigar todo o sortimento de mix. Separe todos os produtos por categoria e avalie a lucratividade de cada produto. Para isso, considere o custo, a margem de lucro, volume de venda e o potencial de trabalho do produto.
Lembre-se de que, nem todos os produtos possuem uma alta margem de lucros, alguns deles possuem pouco e vendem menos, por isso devem ser levados a sério em sua loja! Pense em ações estratégicas que podem ser tomadas para aumentar a rotatividade e rentabilidade. Feito isso, é hora de pensar no layout dos produtos nas gôndolas.
Maior impacto
Proporcionar uma experiência agradável no PDV é uma ótima forma de fidelizar clientes e aumentar a produtividade. A localização nas gôndolas pode contribuir para essa experiência. Pense que ninguém gosta de se curvar ou esticar para encontrar o produto na prateleira. Por isso, organizar de forma que fique na altura dos olhos é o motivo de maior impacto para o consumidor. A altura média do brasileiro é de 1,67m, sendo 1,61m para as mulheres e 1,74m para os homens. Dessa forma, o produto localizado naquele local será facilmente encontrado.
É uma boa estratégia expor os itens de maior rentabilidade e valor agregado, aumentando assim o valor de ticket médio do PDV.
Menor impacto
Se o ponto de maior impacto é o da altura dos olhos, os pontos abaixo e acima dessa linha são considerados de menor impacto. Nestes pontos, disponha os produtos de maior giro, menor margem de lucro. Como o shopper irá procurar os produtos mais populares e visados até encontrá-los, não haverá impactos relevantes se estiverem expostos em local de menor impacto visual na gôndola.
Essa mescla entre produtos atraentes com margens menores e produtos pouco visados, de margem de lucro maior, funciona muito bem. Isso incentiva o cliente a adicionar ao carrinho o que necessita e também, o que viu de interessante na loja, como itens de lançamento e conveniência. Além disso, pode-se criar espaços estratégicos para promoções, como ilhas ou pontas de corredor, que ajudam atrair o Shopper para a seção.
Lembre-se: nunca deixe o produto alvo na entrada da loja. Você já se perguntou o que acontecerá se isso for feito? Os clientes encontrarão o que desejam diretamente na entrada e, em seguida, irão direto para o caixa. Colocar esses produtos na parte inferior do PDV é uma ótima maneira de atrair os clientes ao maior número possível de gôndolas!
Como está a exposição dos seus produtos nas gôndolas do varejo? Caso tenha interesse em otimizar seus resultados, conte o Programa Feedback!
Nossa equipe é composta por profissionais treinados e especializados, que sem dúvida irão contribuir para o aumento dos resultados do seu negócio. Entre em contato conosco e entenda melhor como o Programa Feedback e nosso time podem lhe ajudar! Converse com um de nossos consultores!
Compartilhe também com quem você acredita que precisa saber sobre esse assunto!